2 de dez. de 2014

Psicologia: A verdade sobre o paranormal


No século 21, por que tantas pessoas ainda acreditam no paranormal? David Robson descobre que há uma boa razão temos superstições - e alguns benefícios surpreendentes.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill foi visitar a Casa Branca, quando ele disse ter tido uma experiência estranha. Tendo tido um longo banho com um uísque e charuto, ele teria entrou no quarto ao lado - apenas para ser atendidos pelo fantasma de Abraham Lincoln. Imperturbável, mesmo quando completamente nua, aparentemente Churchill anunciou: "Boa noite, Senhor Presidente. Você parece ter me em desvantagem. " O espírito sorriu e desapareceu .

Seu suposto contato com o sobrenatural coloca Churchill na ilustre companhia. Arthur Conan Doyle falou com fantasmas através de médiuns, enquanto Alan Turing acredita em telepatia . Três homens que estavam todos conhecidos por seu pensamento afiada, mas não poderia parar-se de acreditar no impossível. Você pode muito bem se juntar a eles. De acordo com pesquisas recentes, como muitos como três quartos dos americanos acreditam no paranormal, de alguma forma, enquanto quase um em cada cinco afirmam ter realmente visto um fantasma.

Intrigado por essas crenças persistentes, os psicólogos começaram a olhar por que alguns de nós não consegue se livrar superstições antigas e folk-lore. Seus resultados podem sugerir algumas virtudes ocultas para acreditar no paranormal. No mínimo, deve levá-lo a questionar se você segurar crenças mais insidiosos sobre o mundo.

Algumas experiências paranormais são facilmente explicada, com base na actividade defeituosa no cérebro. Relatos de poltergeists objetos que se movem de forma invisível parece ser compatível com o dano a determinadas regiões do hemisfério direito, que são responsáveis ​​pelo visual de transformação; determinadas formas de epilepsia, entretanto, pode fazer com que o sentimento assustador que uma presença está perseguindo você por perto - talvez subjacentes às contas de sem rosto " sombra pessoas "à espreita nos arredores.


Out-of-body experiências, entretanto, agora são aceitos fenômenos neurológicos, enquanto certas ilusões visuais poderia confundir o cérebro saudável e criar seres míticos. Por exemplo, um jovem psicólogo italiano olhou no espelho uma manhã para encontrar um homem grisalho olhando para ele . Seus experimentos posteriores confirmaram que a ilusão é surpreendentemente comum quando você olhar para o seu reflexo na meia luz, talvez porque o cérebro se esforça para construir os contornos de seu rosto, então ele começa a tentar preencher as informações em falta - mesmo que isso leva ao aparecimento de caveiras, bruxas velhas ou animais hediondos.

Assim, qualquer combinação de exaustão, drogas, álcool e truques da luz poderia contribuir para, observações individuais isolados, como relatado por Churchill. Mas o que sobre as experiências de pessoas como Conan Doyle, que pareciam ver outros mundana ações no dia-a-dia?

Escudo protetor

Os psicólogos que estudam religião já suspeitavam que a crença no paranormal pode ser uma espécie de escudo contra as verdades ainda mais duras do mundo. A idéia é que quando algo inesperado acontece - uma morte, desastre natural, ou perda de emprego - o cérebro codifica em torno de respostas, procurando significado em meio ao caos. "É um estado tão repugnante que, se ele não pode ganhar o controle objetivamente, vamos buscá-la através da percepção mais estruturas em torno de nós, mesmo que eles não existem", diz Jennifer Whitson, na Universidade do Texas, que estuda a percepção padrão, eo julgamento e tomada de decisão. Mesmo simplesmente pedindo às pessoas para se lembrar de um momento em que se sentiu fora de controle, pode fazer as pessoas verem as forças ilusórias no trabalho , ela tem encontrado. Isso incluiu vendo padrões nos movimentos aleatórios do mercado de ações, por exemplo, mas também pode manifestar-se, ligando dois eventos desconexos, como a crença de que "bater na madeira" para dar sorte iria melhorar suas chances em uma entrevista de emprego.

Veja mais na Fonte: http://www.bbc.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Minha intenção com este blog, é de se divertir e passar isso para outras pessoas. As estórias tem conteúdo de terror, suspense, drama e muita coisa engraçada também. As vezes me vejo lendo as estórias e dou muitas risadas... Pois é cada uma hein.. Gratidão pela companhia de todos!

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *